HomeHistórico

Histórico

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT criou, em 2007, o Programa Memória do TJDFT, a fim de gerir seu patrimônio histórico-cultural. No âmbito desse Programa, foram idealizados um espaço físico e outro virtual, destinados a preservar e a divulgar a história da Corte de Justiça. Os ambientes também foram pensados como locais de difusão da cultura dentro do ambiente da instituição.

Assim, em 2008, entrou em funcionamento a página virtual originalmente denominada Centro de Memória Digital – CMD, que mais recentemente, em 2018, passou a denominar-se “Memorial TJDFT”.

Em continuidade às ações do Programa, no dia 19 de abril de 2010, durante as comemorações dos 50 anos de inauguração do Tribunal, foi inaugurado o espaço físico, batizado de Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

No ano de 2020, em razão da necessidade de fechamento temporário do espaço físico provocada pela pandemia de Covid-19, foi lançada outra página eletrônica dedicada exclusivamente a virtualizar as exposições artísticas promovidas pelo TJDFT, garantindo, assim, a continuidade do calendário cultural e o fomento à produção artística nacional.

Em 2021, teve início a parceria entre o TJDFT e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT para desenvolvimento e atualização de diversas plataformas digitais. Com esse trabalho foi criada a plataforma Memória e Cultura, que utiliza o sofware de código livre Omeka. Este ambiente pretende unificar as informações e conciliar as atividades de preservação e de difusão do acervo gerido pelo Memorial, em um único ambiente.