HomeAcessibilidade

Acessibilidade

Ciente de que há uma significativa parcela da população que apresenta algum tipo de necessidade especial e em atenção à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em 2006 pela ONU,  em comemoração ao dia Internacional dos Direitos Humanos, aprovada no Brasil em 2008 por meio do Decreto Legislativo nº 186 e promulgada, em 2009, por meio do Decreto nº 6.949; e à Resolução CNJ nº 401 de 16/06/2021, o Memorial TJDFT tem adotado ações que buscam efetivar a acessibilidade para um maior número de pessoas, de modo a garantir o direito à cultura.

As ações de acessibilidades adotas buscam atender também aos previsto no segundo eixo da Política Nacional de Museus – PNM, que trata da democratização de acesso aos bens culturais e reconhece o direito das pessoas com deficiência e participar da vida cultural devendo-se promover a igualdade de oportunidades.

Nesse sentido, o Memorial TJDFT e seus ambientes virtuais são espaços inclusivos, que valorizam a diversidade cultural, a dignidade humana e a universalidade de acesso. Para isso, vem trabalhando na adoção de medidas para promover acessibilidade total aos espaços físicos e virtuais, em parcerias com setores especializados para esse fim, como o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade – NUICS.

As principais ações de acessibilidade adotadas até o momento são Acessibilidade Comunicacional:

  • Áudio descrição;
  • Libras
  • Ampliação de fontes

Neste ambiente virtual há alguns conteúdos acompanhados de áudio descrição. Nos eventos virtuais há a tradução em libras e em nossa página do Memorial há conteúdos com fontes ampliadas. Em seguimento a essas ações, o Memorial busca ampliar as medidas capazes de promover uma maior acessibilidade.