Educação Museal
Coerente à abordagem da Nova Museologia, que considera a função social do museu um dos principais aspectos a ser trabalhado por essas instituições, o Memorial TJDFT adota ações de mediação no âmbito da Educação Museal com a finalidade de preservar a memória institucional, fomentar a cultura e promover o intercâmbio histórico-cultural com os mais diversos atores da comunidade, visando uma maior aproximação do TJDFT com a sociedade.
Para isso, o Memorial possui uma equipe de trabalho responsável pela elaboração, atualização e implementação das ações educativas. Essas ações estão alinhadas à missão do Memorial; ao Programa Nacional de Educação Museal – PNEM e à Política de Gestão da Memória do TJDFT.
Além disso, as ações fundamentam-se nos valores sociais contemporâneos relativos às instituições museológicas, como por exemplo a importância da educação como uma das funções sociais do museu, a inclusão social, universalidade de acesso; respeito e valorização da diversidade cultural e da dignidade humana, valorização e preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural, promoção da cidadania, a sustentabilidadee o intercâmbio institucional.
O Memorial TJDFT considera importante o papel do museu como “fórum”, em que questões emergem das narrativas propostas a partir das coleções e proporcionam o pensamento crítico capaz de fomentar a educação pela vertente não escolar. Sendo assim, o Memorial é uma instituição parceira da educação, por meio da promoção da educação informal.
As principais ações educativas adotadas são:
1. As exposições
Projeto Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa traz diferentes temáticas, a partir das propostas de cada participante e das datas comemorativas nas quais os eventos são relacionados.
2. As visitas Guiadas
As visitas guiadas ao Tribunal proporcionam à comunidade a possibilidade da vivência na prática do funcionamento de uma Corte de Justiça.
3. As publicações
Monumentum – temas diversos que tocam o trabalho do TJDFT.
Biografias dos desembargadores.
4. Programa História Oral
Por fim, as ações educacionais adotadas pelo Memorial TJDFT possibilitam ao público vivenciar experiências relativas à história da Justiça do Distrito Federal e instrumentalizar o visitante para conhecer assuntos presentes no ambiente museal de acordo com seus próprios interesses individuais e se apropriar do conhecimento acerca da justiça do Distrito Federal e assuntos correlatos.